CRE Mario Covas

Conheça

Sobre o Centro de Referência em Educação Mario Covas

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2002, o CREMC tem como objetivo ser um centro de preservação e disseminação de informações ligadas ao universo e à história da educação paulista, contando com acervos físicos e virtuais para esse fim. Desenvolve, também, ações com o objetivo de subsidiar a formação de educadores, tais como clubes de leitura e exposições.

O CREMC mantém a única biblioteca institucional especializada em educação, no âmbito da SEDUC-SP, contando com cerca de 50 mil documentos.

Em articulação com as unidades centrais da SEDUC-SP e parceiros externos, atua ainda no planejamento e realização de concursos e prêmios educacionais para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino.

50.000 +
itens no acervo documental
200 +
títulos novos incluídos em 2024
Nossa história
O CREMC foi criado por meio do Decreto Estadual nº 46.576, de 1º de março de 2002, para ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para atingir os objetivos propostos, foram formadas equipes multidisciplinares, que compõem, atualmente, o Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC) e o Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH). Ao longo do tempo, o CREMC passou por diversas mudanças na constituição de suas equipes, nos serviços oferecidos, nos espaços físicos e em relação à sua subordinação.
Desde a sua criação até 2004, ficou subordinado ao gabinete do Secretário da Educação. Em 2004, por meio do Decreto Estadual nº 49.304, passou a integrar a estrutura da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (atual Coordenadoria Pedagógica), onde permaneceu até 2011, quando a Seduc-SP passou por uma ampla reestruturação, integrando o CREMC à estrutura da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), por meio do Decreto Estadual nº 57.141. O CREMC ocupou diferentes endereços e espaços físicos: um casarão da avenida Rio Branco, entre os anos de 2002 e 2017; a Casa Caetano de Campos (sede da Secretaria da Educação), de 2017 até o final de 2018; e, atualmente, o prédio da EFAPE, no bairro de Perdizes, em São Paulo, além do Arquivo da Secretaria da Educação, próximo à estação Armênia do metrô.
Aprofunde o seu conhecimento no assunto:
Estrutura e atuação

O CREMC possui três frentes de atuação.

Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC)

Tem como objetivo disseminar informações para atualização dos profissionais da educação e de pesquisadores da área por meio de:

  • Disponibilização do acervo da biblioteca para consulta presencial e empréstimo a profissionais da SEDUC-SP;
  • Desenvolvimento de ações voltadas à promoção da leitura, por meio de clubes de leitura, podcast e da organização de exposições temáticas para difusão das publicações que integram o acervo da biblioteca.
Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH)
Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização e preservação de indicadores da memória da educação pública paulista por meio de:
 
  • Organização de exposições temáticas, em apoio às ações formativas que acontecem na EFAPE;
  • Orientação e elaboração de políticas de preservação do patrimônio histórico escolar;
  • Desenvolvimento de trabalho com história oral;
  • Apoio técnico e metodológico aos projetos de preservação da memória escolar.
Equipe de prêmios e concursos educacionais
Vinculada ao NUMAH, a equipe de prêmios e concursos, em articulação com as unidades centrais da SEDUC-SP e parceiros externos, realiza a gestão dos prêmios e concursos educacionais para estudantes e profissionais da rede pública de ensino do estado de São Paulo.
 
Acesse mais informações sobre os prêmios e concursos educacionais finalizados e em andamento.
Legislação e normas
Conheça a legislação referente ao CREMC acessando os links a seguir:
Nossa equipe
Pedagogia, História, Biblioteconomia, Arquitetura, Artes e Letras são apenas algumas das formações dos especialistas técnicos que compõem o time do CREMC.
Nossos endereços
O CREMC desenvolve suas ações em dois locais:
UNIDADE PERDIZES
EFAPE
Rua João Ramalho, 1546 – Perdizes – São Paulo, SP. Telefone: (11) 3866-0718

Consulta ao acervo e empréstimo de livros.
Exposições temáticas da biblioteca e exposições relacionadas à memória escolar.  

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

UNIDADE ARMÊNIA
Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos

Rua Paulino Guimarães, 224 – Bom Retiro – São Paulo, SP.

Consulta ao Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos. 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00 (necessário agendamento pelo e-mail nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br).

Dúvidas?

Aqui estão as nossas respostas para as perguntas mais frequentes. Para outras dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail cremariocovas@educacao.sp.gov.br

Os espaços do CREMC são abertos à visitação?

A biblioteca do CREMC está aberta para consulta e pesquisa a todos os interessados. Está localizada no prédio da EFAPE e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

A unidade Armênia recebe a visita de pesquisadores interessados em desenvolver trabalhos acerca da memória da educação do estado de São Paulo. É necessário agendamento pelo e-mail nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br.

Qualquer pessoa pode fazer empréstimo de um item da biblioteca?

O empréstimo de documentos do acervo da biblioteca do CREMC está disponível a todos os profissionais da SEDUC-SP, a órgãos centrais e também a prestadores de serviços, mediante inscrição prévia. Pesquisadores externos podem ter acesso aos itens da biblioteca, mas sem disponibilização de empréstimo.

Posso levar uma turma de alunos da minha escola para visitar um dos espaços do CREMC?
A biblioteca do CREMC e o acervo da unidade Armênia estão disponíveis para a visitação de alunos com a presença de professor responsável, mediante agendamento pelo e-mail cremariocovas@educacao.sp.gov.br
O CREMC oferece assessoria para escolas que querem começar um projeto de preservação e memória escolar?
O CREMC oferece, à escola que deseja iniciar um projeto de preservação e memória, orientações em uma relação de diálogo e compartilhamento de experiências e metodologias de trabalho entre o Núcleo de Memória e Acervo Histórico e a unidade escolar. Para começar, basta entrar em contato pelo e-mail nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br.