CRE Mario Covas

Tratamento documental do acervo da Escola Caetano de Campos

Desde a sua origem, o CRE Mario Covas tem sob a sua guarda o acervo histórico da Escola Caetano de Campos. Esse precioso fundo arquivístico se encontra em grande parte preservado e contém documentos em papel, material didático, mobiliário e objetos diversos que fazem parte de sua história, abrangendo desde o século XIX até o ano de 1977.

Conheça a Escola Caetano de Campos, sua trajetória e influência na história da educação paulista. A consulta a esse acervo já possibilitou a elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como a publicação de livros sobre o tema.

A história da Caetano de Campos

Criada em 1846, a Escola Normal de São Paulo foi pioneira no ensino público paulista, sendo a primeira instituição formadora de professores em São Paulo. A escola passou por três endereços antes de se firmar na Praça da República em 1894: sendo o primeiro um prédio contíguo à Catedral da Sé; o segundo junto à Escola de Direito do Largo do São Francisco; e, posteriormente, em um edifício na Rua da Boa Morte, atual Rua do Carmo. O edifício na Praça da República, conhecido atualmente como Casa Caetano de Campos, foi construído entre os anos de 1891 e 1894, sendo projetado em estilo neoclássico pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Enquanto esteve em funcionamento no prédio da Praça da República, a Caetano de Campos foi uma escola moderna para a época, cobrindo todo o ciclo escolar do Jardim da Infância ao curso de Magistério. Durante a década de 1930, o edifício foi ampliado em mais um andar e recebeu um teatro em sua parte central. A escola funcionou no edifício até 1977, quando as obras do metrô forçaram a mudança da escola para outro endereço, criando as atuais unidades na Aclimação e na Praça Roosevelt. Durante a sua história, a Escola Normal Caetano de Campos foi uma referência de ensino público, tendo formado muitos professores e pessoas célebres na educação e na história de São Paulo.

O edifício escolar

Atualmente, o edifício da Praça da República está tombado pelo CONDEPHAAT e abriga a sede da Secretaria da Educação. O edifício foi construído entre os anos de 1891 e 1894 para abrigar a Escola Normal de São Paulo “Caetano de Campos”, que funcionou no edifício até o ano de 1977. Durante a década de 1930, o edifício foi ampliado em mais um andar e foi construído um teatro. Para visitá-lo, é necessário encaminhar um e-mail para o NUMAH, solicitando uma visita guiada.

PARTICIPE
Visitas, exposições e pesquisas
O acervo físico da Escola Caetano de Campos está localizado na Rua Paulino Guimarães, 224, e é aberto para consulta e pesquisa.

A visitação pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento.

As exposições de longa e curta duração acontecem no edifício sede da Praça da República e na EFAPE, são abertas ao público e incluem objetos, coleções, publicações, fotografias e documentos.

Oferecemos atendimento presencial e remoto a pesquisadores e educadores.

Entre em contato conosco: nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br