CRE Mario Covas

“PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS”

O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, considerando a importância de homenagear o Decano da Academia Paulista de Letras, PAULO BOMFIM o “Príncipe dos Poetas Brasileiros” que completou 90 anos dia 30 de setembro de 2016, institui o Concurso: Paulo Bomfim o “Príncipe dos Poetas Brasileiros” como forma de incentivar a pesquisa e a leitura; valorizar a produção literária de alunos e alunas da rede estadual de ensino; e resgatar o legado do poeta para a literatura brasileira. 

O poeta Paulo Bomfim, membro decano da Academia Paulista de Letras, conhecido como o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, completou em 30 de setembro de 2016 90 anos de idade.

Os alunos deverão produzir uma Radionovela de no máximo 7 minutos, a partir de um poema de Paulo Bomfim.

Regulamento

VCG- Concurso Paulo Bomfim (Visualizado somente com o Internet Explorer)

Fichas de Inscrição

O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, considerando a importância de: incentivar a pesquisa e a leitura; valorizar a produção literária de alunos e alunas da rede estadual de ensino; resgatar o legado de produções em diferentes mídias já compartilhadas por alunos e alunas da rede estadual de ensino; apresentar e conhecer Lygia Fagundes Telles acadêmica da Academia Paulista de Letras, institui o Programa “Especial – Lygia Fagundes Telles – 2017” .

Foi na antiga escola Caetano de Campos, hoje sede da Secretaria da Educação, que Lygia Fagundes Telles escreveu os primeiros textos. Décadas depois, a escritora é tema do novo concurso cultural da rede estadual de São Paulo aberto a alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em vídeo, os candidatos vão contar a vida e obra da autora de “As meninas” e “Ciranda de Pedra”. Os primeiros colocados ganham certificados e uma visita guiada à Academia Paulista de Letras. O prazo final para envio do material é 15 de maio.

Bom trabalho a todos!

Subsídios

Biografia na ABL- Lygia Fagundes Telles

Releituras- Lygia Fagundes Telles

VCG – Concurso Lygia Fagundes Telles

Documentos 

Regulamento

Fichas de Inscrição

“Alunos de Barretos vencem concurso” (matéria no site da Secretaria da Educação)

Assista ao vídeo vencedor do concurso

A Secretaria de Educação com foco na Gestão Democrática no cotidiano das escolas, promove o Concurso de Desenho – Mascote, com o objetivo de incentivar a pesquisa e ampliar o universo cultural dos alunos e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura, um importante canal de comunicação e expressão. O CRE Mario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento, os critérios de participação, e outras informações sobre o tema.

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Retificação

Apresenta retificação ao Regulamento publicado.

3. “Criação de Personagens em Publicidade”

Vídeo que apresenta orientações de conteúdo para a produção do desenho.

4. Desenho vencedor

Apresenta o desenho da aluna Isabelly Lesse, da E. E. Professora Paulina Rosa, da região de Sumaré.

“Vozes pela Igualdade de Gênero – 2016” é um Concurso de Música instituído pela Secretaria de Educação em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, por ocasião da comemoração dos 10 Anos de promulgação da Lei Maria da Penha-nº 11.340/2006 destinado a alunos do Ensino Médio, regular e Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino. 

Tem por objetivos, conhecer e difundir na rede estadual de ensino a Lei Maria da Penha e os instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres; conscientizar alunos, professores, funcionários e comunidade escolar das unidades escolares através de ações educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher; despertar a consciência dos alunos para a problemática da violência contra a mulher, utilizando-se de forma lúdica a linguagem musical.

Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

Comunicado DOE

Apresenta a publicação do Concurso em Diário Oficial.

Videoconferência

Apresenta orientações de conteúdo para a composição musical.

Finalistas

Assista aos 3 (três) vídeos finalistas do Concurso.1º Lugar – Música: “Primeiro passo”

Autoria: Nathan Pereira da Silva 
Professora orientadora: Cristiane Macário de Lima 
Escola Estadual Deputado Silva Prado 
Diretoria de Ensino – Leste 1

2º Lugar- Música: “Voar”

Autoria: Vinícius Cosseti 
Grupo Vozes da Tribo  
Integrantes: Luan Braz; Arthur Santiago V. Santos; Thailany Santiago V. Santos; Samuel da Silva Leite; e Vinícius Cosseti. 
Professora orientadora: Sandra Martins Modesto 
Escola Estadual Dona Cyrene de Oliveira Laet 
Diretoria de Ensino – Norte 2 

3º Lugar- Música: “Me diga”

Autoria: Luiz Poeta (Luiz Augusto Gomes de Lima)
Professor orientador: Waldir Fante Filho 
Escola Estadual Professor Joquim Luiz de Brito 
Diretoria de Ensino – Norte 1 

Vídeo vencedor

Confira o vídeo vencedor gravado em estúdio.

“QUIMOMO – tradição no Japão há mais de 2.000 anos” é o tema relacionado à cultura japonesa escolhido para os trabalhos dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo que participarão do Concurso de Desenho/2016, instituído pela Secretaria de Educação em parceria com a Província de Toiama no Japão, desde 2007. 

O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama/Japão, realizado desde 1997, é um evento que inclui exposição de obras infanto-juvenis, produzidas por autores de até 15 anos de idade, vindas de localidades com as quais Toyama mantém intercâmbio.

O Programa do Festival, busca divulgar, valorizar e preservar a Cultura Japonesa, incentivando a pesquisa e difusão da produção artística dos alunos de escolas públicas de diferentes países e, ainda, reunindo em um mesmo espaço, alguns dos diversos campos da Cultura: Literatura, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Ikebana, Cerimônia do Chá e trajes típicos regionais.

O Concurso tem como objetivo a ampliação do universo cultural dos participantes e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão.

Alunos e educadores poderão avançar em seus estudos sobre a riqueza da cultura e da tradição do povo japonês, em especial sobre o traje típico japonês. E, como nos anos anteriores o CRE Máario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento com os critérios de participação e links contendo informações sobre o tema.

Bom trabbalho a todos!

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.
 
2. Trabalhos selecionados

Apresenta os 15 (quinze) desenhos selecionados.

“Hanami Matsuri” é a nova temática relacionada à cultura japonesa escolhida para os trabalhos dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo que participarão do Concurso de Desenho/2015 instituído pela Secretaria de Educação em parceria com a Província de Toyama no Japão, desde 2007. 

O objetivo continua sendo o de ampliar o universo cultural dos participantes e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura, um importante canal de comunicação e expressão.

Alunos e educadores poderão avançar em seus estudos sobre a riqueza da cultura e da tradição do povo japonês, em especial sobre o festival das flores de cerejeiras. E, como nos anos anteriores o CRE Mario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento, os critérios de participação, links e outros materiais contendo informações sobre o tema.

Bom trabalho a todos!

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso. 

2. Trabalhos selecionados

Apresenta os 10 (dez) desenhos selecionados.

“Brinquedos Tradicionais do Japão” é a nova temática relacionada à cultura japonesa escolhida para os trabalhos dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo que participarão do Concurso de Desenho/2014 instituído pela Secretaria de Educação em parceria com a Província de Toyama no Japão, desde 2007. 
O objetivo continua sendo o de ampliar o universo cultural dos participantes e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura, um importante canal de comunicação e expressão.

Alunos e educadores poderão avançar em seus estudos sobre a riqueza da cultura e da tradição do povo japonês. E, como nos anos anteriores o CRE Mario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento, os critérios de participação, vídeos de orientação, links e outros materiais contendo informações sobre o tema.

Bom trabalho a todos!

1. Regulamento
Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso. 

2. Brinquedos Tradicionais do Japão
Apresenta exemplos de brinquedos de origem japonesa.

3. Concurso de Desenho Infanto Juvenil para a província de Toyama/Japão
Vídeo que apresenta orientações de conteúdo para participação no Concurso.

4. Concurso de Desenho Toyama 2014
Vídeo que apresenta o Regulamento do Concurso e exemplos de brinquedos da cultura japonesa.

5. Trabalhos Selecionados
Apresenta os 8 (oito) desenhos selecionados.

Alemanha, terra de grandes destaques da história, da arte, da cultura, da política, da filosofia, da ciência – Bach, Händel, Beethoven, Weber, Goethe, Kant, Marx, Nietzsche, Einstein, …… entre tantos. Palco de acontecimentos e pesquisas revolucionárias que deixaram marcas profundas na história da humanidade. 

Descobrir a Alemanha constitui-se em uma experiência especial de conhecimento do seu passado e do seu presente – paisagens diversas e de rara beleza, gastronomia, arte e cultura, preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, inovação tecnológica. E, mais do que isso, significa conhecer a sua presença entre nós – a história da imigração, a importância social e cultural da comunidade germânica no Brasil e as estreitas relações de afinidade e participação na construção da sociedade paulista. 

O PROGRAMA VIVA ALEMANHA/SP, iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo, como extensão e apoio ao ANO DA ALEMANHA NO BRASIL, dirige o seu foco justamente para estes aspectos, buscando incentivar os estudantes a encontrar novas ideias e respostas para os desafios do século XXI. Programas desta natureza, na rede pública de ensino, permitem aos educadores o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas inovadoras que estimulam o aluno a ler, a pesquisar, a produzir, a aprofundar e divulgar conhecimentos. Além do mais, incentivam a criatividade, a capacidade de comunicação, o protagonismo, a revelação de potencial e talentos. 

História e Memória da Imigração Alemã no Estado de São Paulo e Arte e Cultura são os dois eixos para os trabalhos de pesquisas, entrevistas, memória oral, festival de culinária, visitas educativas, apresentações musicais, exposições, dentre outras. Concursos de Fotografia, Fotomontagem e Desenhos integram o Programa. E, para apoiar o trabalho que será realizado pelas escolas, esta página disponibilizará orientações, regulamentos, vídeos, materiais de caráter formativo e informativo. E, ao final do Programa, exposição virtual das produções de alunos e professores. 

Esperamos que esse mundo que soube estabelecer um diálogo entre a poesia e a filosofia e cuja história continua sendo escrita todos os dias, seja estendido à comunidade escolar do Estado de São Paulo. 

 “Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer”.(Goethe)

LANÇAMENTO DO PROGRAMA

A rede pública do Estado de São Paulo terá, mais uma vez, a oportunidade de participar do intercâmbio cultural, existente desde 2007, entre jovens estudantes de São Paulo/Brasil e da Província de Toyama no Japão. Neste ano de 2013, o tema “Cultura Brasileira” foi escolhido para o Japão e para os estudantes brasileiros, uma nova temática relacionada à cultura japonesa -“Tanabata Matsuri”, festival que tem sua origem na China. Em nosso país, é realizado como Festival das Estrelas desde 1.979, sempre no 7º dia do 7º mês do calendário lunar. 

Alunos e educadores, poderão conhecer um pouco mais a riqueza da cultura e da tradição do povo japonês, participando do Concurso de Desenho que foi instituído pela Secretaria de Educação. E, como nos anos anteriores o CRE Mario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento, os critérios de participação, vídeos de orientação – conceituais e de depoimentos, links contendo informações sobre o tema.

Nosso objetivo continua sendo o de ampliar o universo cultural dos participantes e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão.

Bom trabalho a todos!

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação na atividade, bem como as fichas de cadastro e adesão das escolas

2. Programação Festival na Liberdade SP

Apresenta a história e a simbologia do Festival Tanabata Matsuri

3. Festival Tanabata Matsuri

Vídeo que apresenta orientações para participar do Concurso. 

4. Lenda Tanabata

Vídeo que apresenta a lenda de Tanabata Matsuri que deu origem a essa festividade.

5. Etnoastronomia você sabe o que e isso

Vídeo que apresenta a relação entre a astronomia e a cultura japonesa, fazendo referência à lenda de Tanabata Matsuri.

6. Trabalhos Selecionados

Apresenta os 9 (nove) trabalhos selecionados no Concurso

Concurso Instituto Liberta e Columbia Global Centers

INSTITUTO LIBERTA e o COLUMBIA GLOBAL CENTERS | RIO DE JANEIRO tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas relativas à participação de concurso e critérios de seleção, como parte do projeto sendo realizado pelo Instituto Liberta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. O concurso tem por objetivo propor a apresentação de projetos para professores, coordenadores e diretores sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que possam ser implementados na comunidade escolar.

As inscrições estão prorrogadas até o dia 12/11/2018.

Regulamento

Formulário de inscrições

Conheça os vencedores