CRE Mario Covas

IX Concurso de Desenho de Toyama (2016)

Publicado em 25 de maio de 2016 (atualizado em 28/08/2025)

“QUIMOMO – tradição no Japão há mais de 2.000 anos” é o tema relacionado à cultura japonesa escolhido para os trabalhos dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo que participarão do Concurso de Desenho/2016, instituído pela Secretaria de Educação em parceria com a Província de Toiama no Japão, desde 2007. 

O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama/Japão, realizado desde 1997, é um evento que inclui exposição de obras infanto-juvenis, produzidas por autores de até 15 anos de idade, vindas de localidades com as quais Toyama mantém intercâmbio.

O Programa do Festival, busca divulgar, valorizar e preservar a Cultura Japonesa, incentivando a pesquisa e difusão da produção artística dos alunos de escolas públicas de diferentes países e, ainda, reunindo em um mesmo espaço, alguns dos diversos campos da Cultura: Literatura, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Ikebana, Cerimônia do Chá e trajes típicos regionais.

O Concurso tem como objetivo a ampliação do universo cultural dos participantes e, além disso, possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, através da arte e da cultura, princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão.

Alunos e educadores poderão avançar em seus estudos sobre a riqueza da cultura e da tradição do povo japonês, em especial sobre o traje típico japonês. E, como nos anos anteriores o CRE Máario Covas/EFAP apoiará o trabalho das unidades escolares, disponibilizando o regulamento com os critérios de participação e links contendo informações sobre o tema.

Bom trabbalho a todos!

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.
 
2. Trabalhos selecionados

Apresenta os 15 (quinze) desenhos selecionados.

Informações importantes
Nome do concurso: IX Concurso de Desenho de Toyama (2016)
Período do concurso: de 25/05 a 25/07
Status do concurso: Encerrado