CRE Mario Covas

I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012 

Realização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Intercâmbio de desenhos Estado de São Paulo/Brasil e Província de Toyama/Japão

ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PARTICIPAM DO INTERCÂMBIO DE DESENHOS SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E JAPONESA.

Neste ano de 2012, daremos mais um passo na direção da expressão criativa do conhecimento. A rede pública do Estado de São Paulo terá a oportunidade de participar da I Mostra Internacional de Cultura de Arte que intensificará o intercâmbio cultural, já existente desde 2007, entre jovens estudantes de São Paulo/Brasil e da Província de Toyama, no Japão. O tema escolhido para o Japão, neste ano, será “O Brasil que eu conheci”. Já, os estudantes brasileiros se dedicarão a uma nova temática relacionada à cultura japonesa – “MOTTAINAI”, que será uma oportunidade para trabalhar as questões referentes ao consumo ético e consciente, que vem ganhando popularidade devido aos projetos de preservação ambiental, em âmbito internacional.

O formato que será utilizado – Desenho – possibilitará conhecer através da arte o olhar dos jovens sobre os dois países. Além disso, permitirá o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade. 

Como nos anos anteriores, professores e alunos poderão conhecer, nesta página do CRE Mario Covas, os critérios de participação na Mostra, acessar vídeos de orientação, conceituais e de depoimentos, links contendo informações sobre o tema e, ainda, modelos de etiquetas de identificação e autorização. 

Temos certeza de que este trabalho será muito prazeroso e proporcionará um pouco mais de conhecimento sobre hábitos, atitudes e comportamentos próprios da cultura japonesa. Além disso, permitirá que nossos olhos se voltem para a apreciação artística, estética e simbólica na produção em Arte, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão, único e pessoal. 

1. Critérios de Participação

Apresenta as orientações básicas para participação na Mostra.

2. I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012

Vídeo que apresenta orientações para participação da Mostra.

3. Você sabe o que é a Cerimônia do Chá?

Vídeo que apresenta cada passo do ritual milenar da Cerimônia do Chá.  

4. Cerimônia do Chá: a importância dos utensílios

Vídeo que apresenta os utensílios utilizados na Cerimônia do Chá, tais como o chasako, o chasen e o fukusa. 

5. Cultura Brasileira

 Vídeo que apresenta orientações para os alunos japoneses participarem da I Mostra Internacional de Cultura e Arte, a partir do tema “O Brasil que conheci”. 

6. Dia do Furoshiki

Vídeo que apresenta a arte de embalar presentes com tecidos.

7. Mottainai

Vídeo que apresenta o conceito de Mottainai: expressão japonesa que denota uma atitude de não desperdiçar nenhum tipo de produto, recurso natural ou nossas vidas.

8. Mottainai – Don’t waste what Nature gives you…

Vídeo que apresenta música sobre meio ambiente composta por Nobuko.

9. Cultura e tradições japonesas para os alunos da escola pública

Vídeo que apresenta os alunos que foram premiados na I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012 que participaram de um ritual da Cerimônia do Chá.

10. Desenhos Selecionados

Apresenta os 15 (quinze) desenhos selecionados para participação na Mostra.

11. Desenhos recebidos do Japão

Apresenta os desenhos recebidos do Japão para participação na Mostra.

A Escola Pública do Estado de São Paulo abre suas portas e dirige seu olhar para a Itália, daqui e de lá, de hoje e de ontem

A importância social e cultural da comunidade italiana no Estado de São Paulo, fez com que o Governo Estadual participasse ativamente do “Momento Itália – Brasil”, fazendo nascer o Programa Viva Itália/SP, no âmbito da Secretaria de Educação. 

Em São Paulo vivem, aproximadamente, 13 milhões de pessoas com algum tipo de ascendência italiana, com estreitas relações de afinidade e participação na construção da sociedade paulista. Nada mais justo do que conhecer melhor a Itália e os italianos de ontem e de hoje, relembrar a história da imigração, a sua influência na economia e nas diferentes manifestações artísticas, culturais e sociais no Brasil. Aspectos esses, que abrem para os nossos alunos a possibilidade de identificar o que ainda é preservado nas diferentes regiões do Estado de São Paulo. Além disso, permitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, focadas na atualidade, que inserem os estudantes e a comunidade escolar em um cenário que amplia os horizontes, as opções de leitura e as possibilidades de expressão. 

Gestores, Professores e alunos poderão encontrar, nesta página do CRE Mario Covas, as informações e orientações sobre as Ações que fazem parte do Programa Viva Itália/SP – “ História e memória da imigração italiana”, “Livro de Receitas e Memórias” e a “Mostra Arlequim” de Teatro Escolar”. 

Vídeos, Videoconferências, Critérios de Participação, Textos de Apoio e Referências Bibliográficas acompanham cada uma das ações propostas, de forma a apoiar e estimular a participação das escolas da rede pública estadual, uma vez que estão encarregadas da educação de alunos com grande potencial e talento. 

Sugestões de ações escolares

Material de Apoio Livro de Receitas

1. Regulamento

Contém os objetivos da atividade, critérios de participação, público alvo, fichas de inscrição e autorização, dentre outras informações e orientações para a produção escolar de um Livro de Receitas. (Clique aqui)

2. Passo a Passo sobre a organização do material das entrevistas que comporão o “Livro de Receitas e Memórias”. (Clique aqui)

3. Subsídios para a realização de entrevistas. 

Sugestão de procedimentos de História Oral para utilização no processo de entrevistas. (Clique aqui)

4. Artigo Arquivos da Imigração

Artigo que tem por objetivo expor questões e desafios que a publicização de informações presentes na documentação sobre a imigração para São Paulo, traz para a discussão sobre o direito ao acesso e o direito à privacidade. (Clique aqui)

5. Imigração em Tempos de Guerra

Palestra Proferida na Mesa-Redonda Intitulada: 1908/2008. Imigração Japonesa – Emigração Brasileira: Ambiguidades da Incorporação dos Imigrantes na Sociedade Nacional. Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, Unesp. (Clique aqui)

6. Bibliografia

 Bibliografia Indicativa sobre Emigração e Imigração no Brasil. (Clique aqui)

7. Vídeos:

Subsídios para o Trabalho de Memória Oral 

O vídeo traz sugestões para o desenvolvimento do trabalho escolar referente ao Programa Viva Itália. O acesso deve ser feito pelo navegador Internet Explorer.

História e Memória da Imigração I

Vídeo que integra o Programa “Viva Itália/SP sobre a Imigração italiana, sua inserção no contexto urbano e rural no Brasil.

História e Memória da Imigração  II

Vídeo que integra o Programa “Viva Itália/SP sobre a Imigração italiana: contexto brasileiro e contexto italiano no final do século XIX e início do século XX.

Mostra Arlequim de Teatro Escolar

1. Regulamento Mostra Arlequim de Teatro Escolar

Contém os objetivos da atividade, critérios de participação, público alvo, fichas de inscrição e autorização e, ainda, orientações para a produção escolar com foco na construção cênica baseada nas características da Commedia Dell’Art. 

2. Máscara com Atadura Gessada

Apresenta a técnica para confecção de máscara com atadura gessada.

3. Máscara do Arlequino

Dicas em forma de texto para a confecção de máscara. 

4. Texto de Apoio sobre a Comédia Dell’Art

Informações sobre personagens, espaço cênico, texto dramático, sugestões de filmes e referências bibliográficas.

5. Vídeos

Comédia Dell’Art Teoria

Este vídeo integra a Série produzida para o Programa Viva Itália/SP sobre a História e as Características da Commedia Dell’Arte, gênero teatral desenvolvido na Itália baseado na improvisação.

Oficina de Confecção de Máscaras – 1º Passo

Oficina de Confecção de Máscaras – 2º Passo

 Oficina de Confecção de Máscaras – 3º Passo

6. Espetáculos selecionados

Apresenta as Diretorias de Ensino que participaram da Mostra Arlequim de Teatro Escolar e tiveram seus espetáculos selecionados.

Introdução

Esta página traz o regulamento, a publicação de apoio às escolas participantes da IV Jornada de Matemática e os registros em vídeos da grande final. A ação teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais.  As equipes, formadas por sete alunos de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino e por polos, usando sempre a criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.

1. Regulamento da IV Jornada de Matemática – 2011
 
Apresenta as orientações básicas para participação na atividade, bem como as fichas de cadastro e adesão das escolas.

2. Publicação Digital/Ler e Escrever IV Jornada de Matemática
Material de apoio dirigido especialmente aos professores participantes da Jornada de Matemática. As atividades propostas contribuem para o desenvolvimento de estratégias criativas de trabalhar cálculo e resolução de problemas com seus alunos.

3. Escolas Finalistas da IV Jornada de Matemática

42 alunos após várias etapas se reuniram para a grande final da IV Jornada de Matemática. Saiba mais sobre a competição e conheça a escola vencedora.

4. Sarau da IV Jornada de Matemática
Sarau com teatro, poema e música apresentado pelos alunos finalistas, animou a véspera do final da IV Jornada de Matemática, em São Paulo.

Mais uma vez a rede pública do Estado de São Paulo terá a oportunidade de participar do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama que promove, anualmente, o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo/Brasil e do Japão.

Tanto o tema escolhido em 2011 – “São Paulo/Brasil: aqui tem Cultura Japonesa”, como o formato adotado – Concurso de Desenho abrem para os nossos alunos a possibilidade de conhecer melhor as tradições da cultura japonesa e identificar o que ainda é preservado nas diferentes regiões do Estado de São Paulo. Além disso, permitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade.

Como nos anos anteriores, professores e alunos poderão conhecer, nesta página do CRE Mario Covas, o regulamento do concurso, acessar o vídeo de orientação, os links contendo informações sobre o tema e, ainda, os modelos de etiquetas de identificação e autorização para envio dos trabalhos.

Neste ano de 2011, esperamos dar mais um passo na direção da expressão criativa do conhecimento.

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. IV Concurso de Desenho de Toyama 2011

Vídeo que apresenta orientações para participação da Mostra.

3. Sugestões e orientações

Sugestões e orientações de conteúdo de participação no Concurso.

4. Desenhos selecionados

Apresenta os 20 desenhos selecionados para participação no Festival.

O Secretário de Estado da Educação, considerando o Acordo de Cooperação celebrado entre o Governo e as Secretarias de Estado, para a implantação em São Paulo do Plano Estadual para a Pessoa Idosa; a importância da produção de conhecimento sobre o processo de envelhecimento definido em normas legais; e o disposto na Deliberação CEE 77/08, comunica às autoridades em epígrafe e aos educadores em geral a realização do II Concurso/ 2010 – Futuridade, conforme regulamento que se segue:

1. Regulamento

Apresenta o Regulamento do Concurso.

2. Cronograma

Apresenta o Cronograma de Realização do Concurso.

3. Parte I – Material do Professor

Apresenta orientações gerais para o Professor para o desenvolvimento do projeto.

4. Parte II – Material do Aluno

Apresenta orientações gerais para o aluno para a redação de uma biografia.

Esta página traz o regulamento, a publicação de apoio às escolas participantes da III Jornada de Matemática/2010 e os vencedores da grande final. A ação teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais.  As equipes, formadas por sete alunos de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino e por polos, usando sempre a criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.


1. Regulamento da IV Jornada de Matemática – 2010
Apresenta as orientações básicas para participação na atividade, bem como as fichas de cadastro e adesão das escolas.

2. Publicação Digital/Ler e Escrever IV Jornada de Matemática
Material de apoio dirigido especialmente aos professores participantes da Jornada de Matemática. As atividades propostas contribuem para o desenvolvimento de estratégias criativas de trabalhar cálculo e resolução de problemas com seus alunos.

3. Equipe Finalista da III Jornada de Matemática
O texto apresenta os vencedores da III Jornada de Matemática 2010, realizada no teatro Franco Zampari, Centro da Capital Paulista. 

Desde 2007 o Estado de São Paulo participa do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, realizando concursos de desenho que promovem o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo – Brasil e do Japão. Além do Estado de São Paulo – Brasil participam, também, alunos da Província de Liaoning e cidade de Xangai – China, Província de Gangwon – Coréia do Sul, Território de Primor Sky – Rússia e Estado do Oregon – Estados Unidos.

Para o Concurso de Desenho/2010, o tema escolhido, no Brasil, foi ”Tooronagashi da Paz em São Paulo/Brasil”, evento de tradição japonesa em que são colocadas lanternas flutuantes nas águas dos rios ou do mar para reverenciar as almas dos antepassados e entes queridos. No Japão, tradicionalmente, ocorre no dia de finados. Porém, atualmente, nas grandes cidades japonesas, acontece no mês de agosto, relembrando o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki.

Esse tema abre a possibilidade de desenvolver práticas pedagógicas focadas na atualidade que buscam a paz mundial, o desenvolvimento de princípios de estética, sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais. E, para subsidiar as escolas, professores e alunos participantes do Concurso, o CRE Mario Covas apresenta nesta página o regulamento do concurso, links, vídeos e formulários.

Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

Orientações e sugestões para o desenvolvimento do trabalho

Orientações adicionais para participação no Concurso.

Músicas

Letras de músicas que falam sobre a Paz.

Tooronagashi, Tooronagashi da Paz e Pavilhão Japonês (vídeo)

Vídeo que apresenta o Evento tradicional japonês Tooranagashi da Paz, com participação de Toshiaki Yamamura, Presidente da Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira.

Sobreviventes da bomba atômica (vídeo)

Vídeo que apresenta a história dos sobreviventes da bomba atômica Takashi Morita, Diretor Presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, e Junko Watanabe, Diretor da Associação Hibakusha Brasil pela Paz.

Energia Nuclear (vídeo)

Vídeo que explica o funcionamento da energia nuclear, com a participação do professor do Instituto de Física da USP Luis Carlos de Menezes.

Desenhos selecionados

Apresenta os 20 (vinte) desenhos selecionados.

Resultado do concurso

Apresenta a lista contendo informações dos 20 (vinte) vencedores do Concurso.

O Concurso Escola Faz Samba apresenta-se como mais uma estratégia para inserir o aluno da rede estadual de ensino e a comunidade escolar em um cenário privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação. Amplia os horizontes da percepção, as opções de leitura e a possibilidade de expressar-se sobre elas.

O tema escolhido “Leitura também dá Samba” permite enveredar pelo caminho da expressão popular, difundir a cultura étnica em suas diferentes manifestações e incluir os jovens do ensino médio na programação e reflexão sobre as ações afirmativas da cultura afro-brasileira, em São Paulo.

Para subsidiar as escolas, os educadores e alunos participantes, esta página traz o Regulamento, Modelos de Fichas de Adesão e Identificação, Links e Informações sobre o Concurso.

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Escola faz samba: a construção do samba-enredo

Apresenta vídeo em que o diretor cultural e embaixador da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP), Fernando Penteado, explica a diferença entre enredo e samba-enredo, além de dar dicas para os participantes do concurso sobre a construção do samba-enredo.

3. Escola faz samba: origem do carnaval e do samba

Apresenta Vídeo com entrevista com o Embaixador do Samba e diretor de harmonia da Vai-Vai, Fernando Penteado, que explica a origem do samba e do carnaval.

4. Resultado: equipes finalistas

Apresenta informações das 3 (três) equipes finalistas.

5. Resultado: equipe vencedora

Apresenta informações da equipe vencedora.

A escola como espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação tem se empenhado na busca de propostas de serviços e na realização de atividades criativas, capazes de despertar o gosto pela leitura e pela escrita nas crianças, nos jovens e na comunidade escolar.

Neste cenário, o I Prêmio Ser Autor – 2010 surge como mais uma estratégia para fortalecer o elo entre as atividades curriculares desenvolvidas em sala de aula e as atividades da Sala de Leitura. Mais uma estratégia para ampliar as opções de leitura e os horizontes, para estabelecer uma relação prazerosa e agradável com a leitura e a escrita, para possibilitar a expressão e a divulgação da produção literária de jovens alunos e professores paulistas.

Nesta página, os educadores poderão encontrar informações e orientações sobre o Prêmio, material de apoio e bibliografia para o desenvolvimento do trabalho.

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Cronograma

Apresenta o Cronograma de realização do Concurso.

3. Referências bibliográficas

Apresenta Bibliografia de apoio para participação no Concurso.

4. Resultado do Concurso

Apresenta a lista de vencedores do Concurso.

Esta página traz informações sobre o Concurso de Redação / 2008 “A diferença está nos olhos de quem vê?”, promovido pela SEE-SP, com o apoio institucional da Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares. O presente concurso se insere nas atividades do Dia da Consciência Negra , em 20 de novembro. Poderão participar do Concurso alunos do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos, da rede pública estadual da cidade de São Paulo.

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Apresentação Profa. Roseli Frasca

Contendo orientações de conteúdo para participação no Concurso.

3. Apresentação Profa. Maria Margarete dos Santos

Contendo subsídios históricos para participação no Concurso.

4. Apresentação Profa. Maria Salles

Contendo orientações para participação no Concurso.

5. Bibliografia

Apresenta Bibliografia de apoio para participação no Concurso.

6. Filmes

Apresenta sugestões de filmes de apoio para participação no Concurso.

7. Racismo, uma história

Apresenta artigo do Jornal TV Escola que conta a história do racismo no Brasil.

8. Autores das redações vencedoras

Apresenta nomes dos 2 (dois) autores vencedores.