CRE Mario Covas

 

O circo chegou! Palhaços irreverentes, malabaristas, mágicos, animais treinados desfilam pelas ruas. À frente, o tocador de bumbo, entoando o refrão:

– Hoje tem espetáculo?
– Tem, sim Senhor!
– E o palhaço o que é? …

Mas, qual é a magia do circo? Por que, ainda hoje, empolga  crianças e adultos, fazendo-os sorrir quando vêm uma lona armada? Serão os ingredientes perfeitos – música, graça, alegria, iluminação, malabarismos, pipoca, amendoim?

É um mundo diferente, um grande teatro que possibilita integrar diferentes linguagens artísticas com liberdade e interação. Constitui-se num estímulo para que a imaginação flutue e crie outros mundos possíveis, permite o acesso a novas possibilidades de ser e sentir, estimula o conhecimento, reaviva as lembranças da infância onde se mesclam risos e fantasias.

Enfim, a lona está erguida, a alegria mudou de lugar e quem comanda o espetáculo são vocês, professores e alunos da rede estadual de ensino que decidiram participar deste concurso. Sob os holofotes ficam os equipamentos circenses, os malabarismos, o picadeiro, as acrobacias, o equilíbrio no monociclo e muito mais. 

Então, respeitável público, venha fazer parte de uma trupe bem divertida, a do mundo do circo. E, bom trabalho a todos!

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Orientação para montagem e apresentação do trabalho

Apresenta orientações para a confecção do trabalho para participação no Concurso.

3. Concurso de Desenho Circo 2008

Apresenta orientações de conteúdo para participação no Concurso

4. Cronograma

Apresenta o Cronograma de realização do Concurso

5. Bibliografia

Apresenta a Bibliografia de apoio para participação no Concurso.

6. Bandeira e Brasão

Apresenta Bandeira e Brasão do Principado de Mônaco

7. Trabalhos Finalistas do Concurso

Apresenta os 50 (cinquenta) desenhos selecionados para participação da mostra em Mônaco 

8. Trabalho Vencedor do Concurso

Apresenta o desenho de Gabriel Gomes Ferreira da Silva, vencedor do Concurso.

Em 2007, alunos e alunas das 4ªs séries do EF, de 501 escolas da Capital e da Grande São Paulo, transformaram a I Jornada de Matemática em um furacão de números: 750 cálculos por aluno que chegou à semifinal, 1.500, para quem chegou à final e, no total, 62 milhões de cálculos feitos pelas 83.360 crianças que participaram do projeto. A Jornada entrou na sala de aula não para identificar e premiar os melhores alunos, mas principalmente, para despertar o interesse, estimular e melhorar a aprendizagem dessa disciplina.

Em 2008, A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo estendeu o programa para todo o Estado criando nas escolas um contexto favorável para o desenvolvimento das habilidades de cálculo e resolução de problemas; das capacidades de investigar, usar estratégias diversificadas no controle de resultados e trabalhar em equipe. Enfim, a ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos, lembrando que a sociedade atual exige indivíduos capazes de trabalhar em grupo, decidir, avaliar e refletir sobre situações diversas.

A II Jornada de Matemática pretende conquistar e incentivar mais e mais os envolvidos nesse processo de ensino e de aprendizagem. Nesta página, os educadores poderão encontrar o Regulamento, a Publicação Digital “Jornada de Matemática: Módulo 1 – Cálculo” e “Jornada de Matemática: Módulo 2 – Resolução de Problemas”, contendo sugestões de atividades para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula e as equipes das Escolas e Diretorias de Ensino na preparação do processo de seleção.

1. Publicação Digital

Apresenta orientações para participação na Jornada. 

2. Regulamento 

Apresenta as orientações básicas para participação na atividade, bem como as fichas de cadastro e adesão das escolas.

3. Módulo 1: Cálculo

Apresenta diferentes tipos de Cálculo.

4. Módulo 2: Resolução de Problemas

Apresenta a Resolução dos problemas propostos.

5. Orientação Inicial

Apresenta orientação inicial para as Escolas e educadores participantes.

6. Resolução de problemas

Apresenta propostas de exercícios de Resolução de problemas.

7. Trabalho com Cálculos

Apresenta orientações para o trabalho com cálculos.

8. Bibliografia

Apresenta Bibliografia com livros sobre cálculos e resolução de problemas matemáticos que podem subsidiar o trabalho dos educadores participantes da Jornada. 

9. SP Notícias: Finalistas da Jornada de Matemática

Apresenta notícia sobre crianças e professores finalistas da Jornada de Matemático 2008 que receberam do governador certificados de participação e as

O Prêmio “GESTÃO PEDAGÓGICA: AÇÃO INTEGRADA ESCOLA E SUPERVISÃO” foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em parceria com o Instituto SM para a Qualidade da Educação – ISME. Tem o objetivo de incentivar duplas compostas pelo Diretor de Escola e respectivo Supervisor de Ensino da rede pública estadual de São Paulo para a produção de um Plano de Ação 2007/2008 voltado à melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.

Esta página contém subsídios destinados às escolas, Diretorias de Ensino e Órgãos da SEE, para a participação no referido Prêmio: regulamento, orientações, comunicados, esclarecimento de dúvidas, fontes e links para pesquisa.

  1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

  1. Comunicado

Apresenta alteração no cronograma do Prêmio.

  1. Histórico

Apresenta o Histórico do Concurso.

  1. Relatório Técnico – Diretorias de Ensino

Apresenta Modelo de Relatório para preenchimento das Diretorias de Ensino.

  1. Artigos

Apresenta lista de artigos de periódicos especializados de apoio para participação no Concurso.

  1. Vencedores

Apresenta Lista de Vencedores.

Como nossos alunos realizam cálculos? Usam lápis e papel para trabalhar com os algoritmos ensinados na escola ou uma calculadora para obter resultados exatos? Realizam a operação mentalmente, por meio de estratégias diversas? Fazem uma aproximação do resultado, estimando seu valor?

De uma ou outra forma, é preciso que a escola crie um contexto favorável de ensino que conduza ao desenvolvimento das habilidades de cálculo, à capacidade de investigação e perseverança na busca de resultados, ao uso de estratégias diversificadas de controle de resultados, à valorização do trabalho em equipe e à troca de experiências como fonte de aprendizagem. Enfim, à ampliação das competências matemáticas do maior número de alunos possível, lembrando que a sociedade exige indivíduos capazes de refletir sobre situações diversas, avaliar e decidir.

A Jornada de Matemática pretende dar sua contribuição, trazendo uma matemática viva, conquistando os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem para a aventura da construção do pensamento matemático e do raciocínio criativo.

Nesta página, os educadores poderão encontrar o Regulamento, contendo sugestões de atividades matemáticas que podem auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, e as equipes das Escolas e Diretorias de Ensino na preparação do processo de seleção.

Acesse o regulamento

Conheça os vencedores

Resolução SE nº 16, de 26 de fevereiro de 2007 (institui o Programa “Viva Japão”)

• Concurso de desenho “Viva Japão” (2007)

Finalistas (conheça os desenhos finalistas dessa edição)

Ciclo I – “Eu no mundo das lendas japonesas e brasileiras”

Ciclo II – “O olhar do jovem brasileiro sobre o Japão e o Brasil”

Trabalhos encaminhados para Toyama e vencedores 

Relação nominal dos trabalhos encaminhados para Toyama no Japão

Relação nominal dos trabalhos vencedores em Toyama no Japão

• Concurso de desenho “Viva Japão” (2008)

Regulamento do concurso de desenho

Ficha de inscrição do concurso de desenhos

Finalistas (conheça os desenhos finalistas dessa edição)

Ciclo I – “Estações do ano no Brasil e no Japão: o olhar do jovem brasileiro”

Ciclo II – “O Japão que eu conheci”

• Concurso de crônicas “O Japão que eu conheci” (2008)

Regulamento do concurso de crônicas (comunicado PVJ, de 18 de março de 2008)

Ficha de inscrição do concurso de crônicas

Vencedores do concurso de crônicas (conheça os nomes dos vencedores dessa edição)

1. Regulamento
Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Resultado do Concurso
Apresenta Lista dos vencedores do Concurso.

Esta página traz subsídios destinados às Escolas de Tempo Integral e Diretorias de Ensino para a participação no PRÊMIO “ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM SÃO PAULO: REFERÊNCIAS DE GESTÃO e LIDERANÇA”: Comunicado, regulamento, orientações, esclarecimento de dúvidas, modelos de Fichas de Inscrição, fontes e links para pesquisa.

1. Regulamento
Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Relatório Técnico para as Diretorias de Ensino
Apresenta Modelo de Relatório Técnico.

3. Instrumentos de avaliação
Apresenta Documento com instruções para avaliação

4. Instrumento de auto-avaliação
Apresenta Documento com auto-avaliação como ponto de partida para a construção de uma escola competente.

5. Cerimônia de Premiação
Apresenta Relato da Cerimônia.

6. Lista de Vencedores
Apresenta Lista dos 7 (sete) vencedores do Concurso.

O Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul 2006 foi instituído pelo Setor Educacional do Mercosul e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Foi realizado nos países do Mercosul com o tema “Abrindo o Portão dos Sonhos com Augusto Roa Bastos. Narrador, Poeta e Andarilho”.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Educação divulgou e incentivou a participação dos alunos das escolas de ensino médio com os objetivos de: gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas; estimular a pesquisa intelectual sobre a região e o processo de integração, sob a ótica de diferentes disciplinas, por meio da apresentação de trabalhos escritos; fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os estudantes da região, respeitando a diversidade cultural. 

1. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Alunos Selecionados

Apresenta a lista dos 5 (cinco) alunos selecionados no Concurso.

Esta página traz subsídios destinados às escolas, Diretorias de Ensino e Órgãos da SEE, para a realização do Concurso “José Bonifácio: um brasileiro à frente do seu tempo”: decreto, regulamento, orientações, esclarecimento de dúvidas, modelos de Fichas de Inscrição, fontes e links para pesquisa.

1. Decreto nº 50.499, de 26 de janeiro de 2006

Institui o “Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil”.

2. Regulamento

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

3. Relatório técnico para as Diretorias de Ensino

Apresenta Modelo de Relatório Técnico

4. Conheça os vencedores

Esta página traz subsídios destinados às escolas, Diretorias de Ensino e Órgãos da SEE, para a realização do “Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar”: regulamento, manual de orientações, instrumento de auto-avaliação, videoconferência, passo a passo do Prêmio, comunicados, esclarecimento de dúvidas, fontes e links para pesquisa.

1. Manual de orientações

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

2. Orientação técnica

Apresenta os procedimentos para participação no Concurso.

3. Manual de orientações

Apresenta as orientações básicas para participação no Concurso.

4. Instrumento de auto-avaliação

Apresenta Questionário de Avaliação.